Exposição de Férias do Museu de Oceanografia: 25 a 29 de agosto

 

No período de 25 a 29 de agosto de 2014, o Museu de Oceanografia da Universidade Federal Rural de Pernambuco estará realizando a exposição interativa de férias. Exposição voltada a todos os públicos tem a finalidade de aproximar o sertanejo do mar. Algumas das atrações são: conchas, peixes, tubarões, fósseis, jogos digitais, robôs e muito mais.

De 25 a 29 de agosto, das 9 às 17h, entrada GRATUITA.

PROGRAMAÇÃO

EXPOSIÇÃO:

As grandes navegações: As navegações que fizeram história na oceanografia serão apresentadas através de monitores que apresentarão suas replicas, e como essas embarcações fizeram a história da oceanografia. Fósseis marinhos como conchas de gastropodes e bivalves, partes do tubarão (dentes, arcadas, tudo fossilizado) serão apresentados.

O Mar e o astros: Exposição sobre os principais nomes da oceanografia. Apresentará também painel interativo que apresente a vida e a obra de Jacques Cousteau, James Cook e Charles Darwin. A exposição contará com instrumentos oceanográficos utilizados para localização geográfica pelos Astros, equipamentos de mergulhos e equipamentos de navios.

A bacia de drenagem: Os rios, estuários e o oceano serão apresentados em relação as suas características de ecossistemas aquáticos tanto biótica quanto abiótica. Um caminho entre esses ecossistemas apresentará toda parte biótica e funcionamento dele, as ameaças a sua degradação e perda da biodiversidade.

Oceanografia física-química: Uma sala com experimentos físicos e químicos falarão sobre as ondas, correntes, marés e os oceanos. São dez expositores e sete experimentos, que auxiliarão na fixação do conteúdo. Nessa experiência, é proibido não tocar.

Robótica – Uma sala com robôs desenvolvidos pela Unidade Acadêmica serão exibidos nessa exposição, bem como os robôs da Escola de Referência Ayres Gama, do município de Flores, que desenvolve projeto junto com a nossa Unidade. O histórico da robótica no Brasil será apresentado. O sistema solar, a plataforma de petróleo, o sistema de marés e um ROV (Veículo Operado Remotamente) para ambiente aquático são algumas das atrações dessa sala.

Jogos Digitais- Jogos digitais como Wii e X-Box são utilizados como ferramenta educativa nessa exposição. Assim, fica mais interessante aprender. Cinco terminais interativos com jogos sobre a oceanografia assseguram ainda mais diversão e aprendizagem. Aqui estudar e aprender é fácil.

NOS DIAS 28 E 29 11:30H E 17H TEREMOS LANÇAMENTO DE FOGUETES, ABERTO A TODOS OS PRESENTES.

NA QUINTA-FEIRA a partir das 17:30-19:30h TEREMOS OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA

As oficinas necessitam de agendamento, realizado através do e-mail museudeoceanografia.uast@gmail.com

OFICINAS:

1. Robótica Lego

2. Do luxo ao lixo

3. Robótica arduino

4. Artesanatos com Drá

5. Montagem e lançamento de foguetes

6. Constelações da bandeira do Brasil

7. Julgamento de Galileu pela inquisição

8. Montagem de Luneta e Telescópio

9. Os mistérios do sistema solar
10.Nós Navais
11. Show da química

Confira aqui a programação das oficinas: http://www.ufrpe.br/uast/newsite/images/arquivos/2014/08/programacao.pdf

Posted by Jacqueline Silva-Cavalcanti in Destaques, Notícias  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>