Museu de Oceanografia fecha parceria com projeto Cinema no Interior: OFICINAS e MINICURSOS ABERTOS

 

Nesta quarta-feira(23/10) o Museu de Oceanografia da UFRPE-UAST fechou parceria com a Mont Serrat Filmes para conseguir vagas para alunos da UAST interessados em realizar oficinas de roteiro, atores e cinema. As inscrições para as oficinas devem ser feitas através de mensagem privada para www.facebook.com/cinemanointerior ou através do e-mailmontserratfilmes@yahoo.com.br. Na mensagem cada interessado deverá colocar a oficina e a cidade, o nome completo, os contatos (endereço, e-mail, telefones) e um breve relato justificando o interesse pela oficina. As inscrições vão até sexta-feira (25/10/13). Alunos da UAST deverão  citar que são alunos da UFRPE-UAST.

O Projeto Cinema no interior 

O Projeto Cinema no Interior se prepara para realizar a expedição Sertões 2013, oferecendo oficinas de roteiro (15 vagas por cidade), formação de atores (25 vagas por cidade) e fotografia (15 vagas por cidade). As oficinas são gratuitas. Os interessados podem se inscrever até 25 de outubro. As aulas acontecem em Exu, de 28 de outubro a 06 de novembro; em Triunfo de 03 a 13 de novembro; em Serra Talhada de 10 a 19 de novembro; em Buíque de 16 a 25 de novembro; em Cabrobó de 22 de novembro a 1º de dezembro. Durante as oficinas, os alunos produziram um curta-metragem com foco nos valores artísticos, históricos e culturais do município. O projeto prevê ainda uma mostra com exibição dos curtas e os lançamentos de um livro e um DVD com a coletânea de filmes.

As inscrições para as oficinas devem ser feitas através de mensagem privada para www.facebook.com/cinemanointerior ou através do e-mailmontserratfilmes@yahoo.com.br. Na mensagem cada interessado deverá colocar a oficina e a cidade, o nome completo, os contatos (endereço, e-mail, telefones) e um breve relato justificando o interesse pela oficina. As inscrições vão até sexta-feira (25/10/13). Alunos da UAST deverão  citar que são alunos da UFRPE-UAST.

O Projeto Cinema no Interior é uma iniciativa da Mont Serrat Filmes com o incentivo do Funcultura, do Governo do Estado.  O projeto está na terceira edição e tem direção do cineasta Marcos Carvalho, diretor e produtor (junto com Wagner Miranda) do longa-metragem “Na Quadrada das Águas Perdidas”, protagonizado pelo ator Mateus Nachtergaele.  O filme foi vencedor de 16 prêmios em festivais no Brasil e no exterior.  Junto com Petrônio de Lorena e Tiago Scorza, Marcos atualmente trabalha no longa “O Gigantesco Imã” previsto para ser lançando ainda em 2013.

 

Oficineiros

ROTEIRO DE CINEMA: TAIRONE FEITOSA é o autor de roteiros de minissérie da TV Globo como “Rabo de Saia” (dir. Walter Avancini); “A Máfia no Brasil” (dir. Roberto Farias) e de longas como “Ele, o Boto” (dir. Fábio Barreto); “O Homem da Capa Preta” (dir. Sérgio Resende); “Veneno da Madrugada” (dir. Ruy Guerra); “A Dança dos Bonecos” (dir. Helvécio Ratton) dentre outros clássicos do Cinema Nacional.

 

FORMAÇÃO DE ATORES – CRISTINA TEIXEIRA e PEDRO FONTES

CRISTINA TEIXEIRA é Bacharel em Direito pela PUC-Rio, formada pela Academia de Dramaturgia do Royal Court Theatre, membro da British Journalist Association, ex- Diretora do Departamento de Literatura do Blue Elephant Theatre. Professora convidada  da TateModern e Actor´s Centre. Iniciou em abril de 2003 no BET uma série de reformulações, artísticas como programações de peças contemporâneas, incentivo a leituras dramatúrgicas e criação de novos textos. Especialista em criatividade aplicada à escrita é a criadora da técnica “Reality Theatre”. Seu curta “Why God Made the Movies foi o filme mais assistido no festival 3 BTV – Londres -2000 e sua peça “!Runners”indicada para o prêmio Guildhall de melhor autor no festival de Edimburg.

OFICINA DE FOTOGRAFIA – ÁLVARO SEVERO

Desde 1988, ÁLVARO SEVERO embrenhou-se no mundo da imagem e do jornalismo, com trabalhos publicados em diversos veículos do Brasil dentre eles: Jornal Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio, Revista Carcará, Revista 4 x 4 & cia, Revista Empório Amazônico. Ressaltando participação nas edições anteriores do Projeto Cinema no Interior e em obras cinematográficas como “Na quadrada das águas perdidas”, “O Gigantesco Imã” e  “O som da luz do trovão”. Recentemente coordenou e ministrou as oficinas de fotografia do projeto Olhar Brasileiro o qual promoveu intercâmbio cultural através de exposições fotográficas entre alunos do norte do País e do Nordeste pernambucano.

Projeto

O Cinema no Interior já foi realizado no Pantanal, Serras Gaúchas, Amazônia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.  Nesta edição 2013, além da expedição pelo Sertão pernambucano, será realiza a expedição Américas, esta custeada com recursos próprios da Mont Serrat Filmes. O projeto conta com incentivo do Funcultura, do Governo do Estado, e o apoio da Latitude7, Ponto de Cultura A bruxa está solta, Prefeitura Municipal de Bonfim, Comunidade Manak-Kru, Villa Akurimá, Prefeitura Municipal de Exu, Parque Aza Branca, Prefeitura Municipal de Triunfo, Cineclube Caretas, Prefeitura Municipal de Serra Talhada, Prefeitura Municipal de Buíque e Prefeitura Municipal de Cabrobó.

Na edição 2012, o Projeto Cinema no Interior resultou em oito curtas-metragens. Alguns deles como “Verde Vento” (premiado no Festival de Triunfo) e “A Promessa” vem se destacando em festivais de cinema.  “Entre, lua, a casa é sua!” foi selecionado para a mostra competitiva do Festival Guarnicê de Cinema (São Luís-MA), Festival Internacional de Cinema Brasileiro (Rio de Janeiro-RJ) e o CINE PE 2013 (Recife), neste último conquistou o prêmio de melhor curta pernambucano.

 

 

Site: www.cinemanointerior.com.br

Posted by Jacqueline Silva-Cavalcanti in Notícias  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>